Casos do dia a dia – Como resolver o erro cadeia de caracteres de classe inválida ao salvar um plano de manutenção no SQL Server
Olá Pessoal,
Espero que estejam todos bem ?
No post de hoje trago um caso do dia a dia que tive aqui na Power Tuning, na qual o cliente estava recebendo a mensagem de erro : “Cadeia de caracteres de classe inválida” ao tentar gravar um plano de manutenção.
Neste caso trabalhei na investigação do problema ao lado do mestre Walter Cutini, popularmente conhecido como 0 segundos entre os colegas de trabalho da Power Tuning.
Alguns dirão que a imagem a seguir é montagem, porém, simm… ele possui dupla identidade.
Foi mal revelar seu segredo Walter… ?
Brincadeiras a parte… Voltando para o nosso caso…
Confesso que não encontramos muitas informações a respeito do erro em questão pesquisando na internet.
Troubleshooting :
Não é comum esse tipo de erro acontecer. O Cliente havia informado tudo certinho na criação do plano e estava recebendo sempre essa mensagem de erro.
Para a análise desse problema, começamos investigando algumas premissas básicas :
- Qual era versão do SQL Server?
- Esse erro estava ocorrendo salvando o plano de manutenção de qualquer máquina na rede?
- Qual era versão do Management Studio?
Para começar a versão do SQL Server estava no release 2017 RTM. ou seja, ainda não havia sido aplicado nenhum tipo de atualização de segurança ou correções do produto.
Mediante a uma janela de manutenção alinhamos a atualização dos Cumulative Updates junto ao cliente. Porém, mesmo após as atualizações o problema ainda persistia…
Começamos então a validação do SSMS (SQL Server Management Studio). A versão do cliente estava no seguinte release 18.9.2.
Primeiramente, testamos de outra máquina da rede conectar na instância e tentar criar o plano de manutenção.
Voallaaa, sucesso!! Opa, mas o que essa outra máquina tinha de diferente? a Versão do Management Studio dela era mais recente.
Verificamos no site da Microsoft, que a última versão disponível era a 18.11.1
Atualizamos então a versão do SSMS para o último release disponível e o problema foi resolvido com êxito na máquina de origem.
Bacana esse caso né? Por isso recomendo sempre manter os produtos atualizados de preferência na última ou penúltima versão e assim evitar possíveis incompatibilidades que possam existir de versão para versão.
É isso ai pessoal, espero que tenham gostado!!!
Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários!!
Gustavo Larocca
Consultor SQL Server
Um comentário
???? por compartilhar conhecimento e experiência.!